terça-feira, 24 de maio de 2011

Escola Estadual Professora Augusta Machado
Projeto Recriando Fábulas

Disciplina: Língua Portuguesa
Data: 27,28 e 29 de abril de 2011
Professoras: Nívia Souza Luiz e Ivanda

6º ano “A”

Número de alunos: 25

Tema da aula: Estudo da fábula “A cigarra e a formiga"

Apresentação: O Projeto Recriando Fábulas surgiu do desejo de proporcionar aos alunos uma viagem ao mundo da fantasia fazendo-os refletir também sobre os valores éticos, morais e sociais. E nada melhor do que as fábulas, histórias tão antigas (mas tão atuais) para nos ajudar nessa missão tão importante que é formar cidadãos. Assim os alunos imaginaram fantasiaram associando seus conhecimentos sobre esse gênero textual, suas pesquisas e vivências e criaram belíssimas histórias cheias de ensinamentos.
Justificativa: Resolvemos abordar o tema fábulas, porque é uma tipologia textual que promove discussões e reflexões a respeito da moral e também porque através da leitura podemos ampliar o léxico do nosso aluno, bem como, aprimorar o nível de escrita. Através do projeto didático intitulado Recriando Fábulas o educando vivenciará de forma lúdica e prazerosa, o ato de ler e produzir textos.
Objetivo Geral:
Despertar no aluno o prazer pela leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torná-lo leitor e produtor competente de textos,através do gênero literário fábula.
Objetivos específicos:

• Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, apreciando-as como fonte de entretenimento.
• Reconhecer a fábula como gênero literário.
• Reconhecer a estrutura narrativa no texto proposto.
• Descrever a ambientação e os personagens da fabula.
• Trabalhar a interpretação textual.
• Desenvolver o imaginário.
• Desenvolver a habilidade oral.
• Compreender a moral implícita no texto.
• Reescrever o texto mantendo a sequência dos fatos.

Metodologia:
1ª aula:

• Acessar a internet e pesquisar o conceito de fábula.
• Compreender as definições encontradas.
• Utilizar tecnologias.

2ª aula:

• Ler a fábula A cigarra e a formiga através da tela do computador
• Interpretar a fábula em estudo salientando a moral implícita na história.
• Fazer antecipações e inferências em relação ao contexto da história.
• Produzir um texto de forma coletiva.

3ª aula:
• Reescrever o texto.
• Realizar uma leitura fluente do texto produzido.
• Escrever a mensagem abordada na fábula.
• Digitar os textos produzidos no computador.

Recursos:

Quadro, giz, apagador, computador, internet, dicionário.

Avaliação:

A avaliação será feita através da discussão, produção oral e escrita. O professor deverá estar atento aos acertos e depois de detectar as dificuldades dos alunos deverá buscar estratégias para resolver o problema e então garantir ao educando a apropriação de alguns conhecimentos básicos (domínio da leitura, da escrita) sistematizados e significativos, num processo de ampliação da sua capacidade de elaboração, compreensão e representação da realidade, tendo em vista a formação de atitudes e valores.

Conclusão:

O laboratório de informática é um espaço que atrai muito o educando em virtude do computador. Através da internet conseguimos estimular a turma a realizar a pesquisa proposta.
A leitura da fábula foi feita de uma forma bastante descontraída utilizando a tela do computador. Os alunos conseguiram entrar no mundo da fantasia e produziram um texto divertido com um ensinamento muito importante ao ser humano que é o valor do trabalho.
O mecanismo da reescrita sem duvida nenhuma é fundamental para que o educando desenvolva as habilidades lingüísticas. Através desse mecanismo, muitos de nossos alunos adquiriram consciência das inadequações lingüísticas cometidas, o que já é um grande avanço para a criação de textos coesos, coerentes e eficazes.
Acreditamos que nós professores ao trabalhar com o poder da linguagem, seja ela escrita ou falada, estamos proporcionando aos nossos alunos, condições para que construam as suas próprias histórias, sempre respeitando seus pontos de vista, suas interpretações e suas variedades lingüísticas, lembrando sempre que o homem é um ser ativo na sociedade, construtor do seu próprio saber.
Essa atividade foi muito produtiva, pois trabalhamos com a oralidade e a escrita do educando que são fundamentais para a formação intelectual de um indivíduo crítico e questionador. Entendemos que a leitura e a escrita são os meios mais viáveis para o crescimento do aluno, pois é através delas que o aluno via criar melhores condições para se expressar, de acordo com o contexto lingüístico no qual estiver inserido como um sujeito formador de opiniões.
O mundo moderno exige que os profissionais estejam capacitados para usar as novas tecnologias. Vivemos em uma sociedade informatizada. Por isso, durante nossa prática pedagógica estamos tentando inserir as novas tecnologias no currículo de nosso aluno de uma forma natural e gradativa embora em nossa escola a informática ainda não seja uma disciplina pertencente à grade curricular.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Memorial de Final de Curso



Cursista: Caio César Alencar de Sena
Professores: Suely e Marcos
Nte Aparecida Benedito Rodrigues de Moraes


O curso de “Introdução à Educação Digital”, que foi ministrado do dia 25 de março ao dia 15 de abril de 2011, sempre às sextas-feiras e em regime integral, foi muito interessante por vários motivos. Primeiro porque a maneira com que os professores conduziram o curso foi muito interessante, deixando sempre cursistas de diferentes níveis de conhecimento em informática bastante a vontade.

A iniciativa da Secretaria de Educação de Senador Canedo em fornecer cursos aos dinamizares é muito interessante e certamente irá melhorar as atividades nos laboratórios de informática dos colégios. Esperamos que ao repassar este curso aos professores eles tenham o mesmo interesse que tivemos e que isso possa mudar, sempre para melhor, o uso dos computadores nas Instituições de Ensino.

Ao dinamizador que frequentou o curso, será possivel ter uma noção melhor sobre como pode ser aliado o conhecimento de informática ao conhecimento pedagógico. Ao longo dos dias fizemos tanto atividades individuais quanto atividades em grupo. Além das atividades presenciasis tinhamos que praticar em casa, isso facilitou o aprendizado.

O material disponibilizado para acompanhamento, que foi a apostila “Guia do Cursista” é simples e direto, pois possui uma linguagem clara e que pode ser entendida sem muita dificuldade. O sistema do e-ProInfo, também é interessante, mas talvez precise de alguma atualização e/ou revisado em algumas partes. Por exemplo o tempo de página, que vez ou outra acaba expirando antes de finalizarmos a atividade.


Calc

A última atividade do curso foi em cima do programa “Calc” - de planilhas. Ao desenvolver as atividades propostas pelos professores do Curso, descobrimos que o “Calc” pode ser bastante útil tanto para na área pedagógica quanto administrativa. Uma vez que o programa serve para criar planilhas, ele auxilia diversas áreas profissionais que trabalham com dados e estatísticas. Na área pedagógica será muito útil aos professores na contrução do diário com notas facilitanto o calculo de notas das provas e médias finais.
Dentro da área administrativa também será útil pois servirá para a contrução de planilhas para o controle e demonstrativo de gastos. Podendo ser utilizado para a exposição de materiais que precisam ou não serem comprados e também para o controle de materiais e atividades em eventos festivos como a pŕopria festa junina.


Editor de Texto, Apresentação Eletrônica e Slideshare

O editor de textos é uma ferramenta básica, serve a diversas ativiades no computador. Pode ser utilizado para diversos fins, tantos ao planejamento educacional quanto a prática. Durante as aulas sobre as Apresentações eletrônicas os dinamizadores da Escola Municipal Vovó Dulce ficaram no Grupo A, juntos desenvolvemos um projeto para auxiliar os alunos e professores ao fazerem “Pesquisa na Internet”. Essa mesma temática foi utilizada também para criarmos um Blog, onde colocamos nosso projeto escrito no Editor de Textos e Apresentação Eletrônica. Para inserirmos a apresentação, antes tivemos que colocar nosso material dentro do site 'Slideshare', que nos forneceu um código 'embed' utilizado dentro do html da postagem.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Roteiro de aula: Estudando fábulas

Roteiro de aula no Portal do Professor

Título da aula: Estudando fábulas

Autor e Co-autor (es): Nívia Souza Luiz
Ivanda Lourenço de Oliveira

Estrutura Curricular:
Ensino Fundamental
Língua Portuguesa
Estudo da fábula: A cigarra e a formiga

Dados da Aula:
O aluno compreenderá o que é uma fábula e irá interpretá-la.
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Quadro, giz, apagador, dicionário
Livro literário
Atividade de reescrita.
Computador e internet.
A avaliação será feita através da discussão, produção oral e escrita.